Conselho de Administração

Vogal Executivo – Médico | Jorge Morgado

Licenciado em Medicina, exerceu funções diretivas, durante 25 anos, no Hospital de Nordeste e, posteriormente, no Centro de Saúde de Nordeste.

É orientador de formação da especialidade de Medicina Geral e Familiar desde 2008. Colabora com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em estágios clínicos para alunos do 6.º ano da licenciatura em Medicina.

Foi delegado concelhio de saúde.

Integrou a comissão para elaboração do Plano Regional de Saúde 1990 – 1994 e 2003 – 2007 e geriu, a nível regional, o Programa de Prevenção e Controlo das Doenças Reumatismais 1995 – 1999.

Integrou a Comissão Local de Proteção Civil durante 28 anos, tendo sido formador de técnicas de emergência médica do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Pertenceu à direção da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – Açores.

Tem uma participação cívica reconhecida, tendo integrado a Assembleia Municipal do Nordeste e os corpos diretivos da Associação Humanitária dos Bombeiros do Nordeste, a cujo quadro de especialistas pertence. É membro fundador e dinamizador de diversas organizações da sociedade civil com fins sociais e de saúde.

Despacho de nomeação – PDF – 1,06 Mb


Vogal Executiva – Enfermeira | Sandra Silva

Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública desde 2010, mestre em Ciências de Enfermagem desde 2008 e doutoranda em Ciências de Enfermagem, trabalha desde 1998 no Centro de Saúde de Ponta Delgada, após uma passagem pelo Hospital de Ponta Delgada.

Integrou o corpo de docentes da antiga Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada, da Universidade dos Açores, entre 2006 e 2013. Acumula funções, desde 2017, com a Escola Superior de Saúde, da Universidade dos Açores, Departamento de Ponta Delgada, na supervisão de ensinos clínicos.

Na Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM), é responsável pela Equipa de Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular, pelo Núcleo de Formação Profissional e pelo Gabinete de Investigação & Desenvolvimento. Integra a Consulta de Suporte à Decisão no Tratamento de Feridas da Região Autónoma dos Açores (RAA).

Vogal efetiva do Conselho Fiscal da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros 2016 – 2019.

Autora e coautora de vários artigos em revistas e capítulos de livros e revistas de circulação internacional com arbitragem científica.

Despacho de nomeação – PDF – 540 Kb


Vogal Não Executivo | Jacinto Botelho

Exerceu as funções de vogal administrativo do Conselho de Administração do Centro de Saúde da Povoação de 1989 a 2012.

Ingressou no Centro de Saúde da Povoação desde 1978, passando a coordenador técnico em 2006.

Colaborou na organização dos serviços administrativos do Centro de Saúde da Calheta de São Jorge entre 1990 e 1993 e do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa de 1994 a 1996.

Frequentou várias ações de formação nas áreas de recursos financeiros e recursos humanos, incluindo, em 1996, o Curso de Graduação para Chefias Administrativas.

Presidiu à Junta de Freguesia (1994 – 1997) e à Assembleia de Freguesia do Faial da Terra (1990 – 1993). Foi presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Povoação durante dezasseis anos e vice-presidente da Direção-Geral do Centro Social e Paroquial do Faial da Terra até 2012.

Despacho de nomeação – PDF – 82 Kb


Vogal Não Executiva | Maria João Melo

Licenciada em Economia, concluiu o Mestrado em Gestão da Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, em 2015.

É, desde então, técnica superior na Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, primeiro através do Programa Estagiar L e, depois, em prestação de serviços.

Nesse âmbito, deu apoio à gestão e decisão direta do Conselho de Administração, intervindo ainda nas áreas de planeamento e controlo de gestão, contabilidade analítica, análise de custos e proveitos, análise e monitorização de indicadores contratualizados e acompanhamento da execução orçamental.

Fez diversas ações de formação na área da gestão e da administração em saúde.

Despacho de nomeação – PDF – 468 Kb