OrcamentoParticipativo

Orçamento Participativo Açores – Até 30/09/2019!

A sua opinião conta! Conheça as 276 propostas a concurso e vote, até 30 de setembro, no investimento público que lhe parece mais relevante.

São 276 as propostas a concurso no âmbito do Orçamento Participativo (OP) promovido pelo Governo dos Açores e que aguardam, até dia 30 de setembro de 2019, o seu voto. O OP Açores prevê a afetação de uma verba anual consignada a propostas apresentadas e escolhidas pelos cidadãos, através do voto.

Graças ao OP Açores – Edição de 2019, as pessoas podem decidir como investir um milhão de euros nas áreas do Ambiente, Cultura, Inclusão Social, Juventude e Turismo. Para a ilha de São Miguel, está prevista uma verba de 276 mil euros, acrescida de 55,2 mil euros especificamente para a área temática da Juventude.

A primeira fase do concurso – apresentação de antepropostas – terminou em abril último. Seguiu-se a análise técnica das antepropostas, pelos departamentos do Governo Regional com competências nas respetivas áreas temáticas, e a sua adaptação em propostas. Após a publicitação e um período para pronúncia dos interessados, as propostas são, finalmente, postas a concurso. As vencedoras deverão ser conhecidas em outubro de 2019.

Os projetos vencedores deverão começar a ser executados ainda em 2019, não devendo exceder o fim da legislatura do XII Governo Regional dos Açores.

Um orçamento participativo é um processo democrático, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos a realizar em diferentes áreas de governação.

A implementação do OP Açores é um compromisso do Governo Regional dos Açores com o objetivo de envolver os cidadãos no processo de decisão política, decisivo para uma Autonomia consolidada e de futuro.

Pode votar:

  • Através da plataforma do OP Açores- https://op.azores.gov.pt;
  • Por SMS gratuita, enviando mensagem para o n.º 3838, com o número da proposta que escolheu.

Para saber mais, contacte a equipa técnica do OP:

  • E-mail op@azores.gov.pt;
  • Linha Verde de Apoio ao Cidadão do Governo Regional dos Açores – 800 500 501.