DMAmbiente1

Dia Mundial do Ambiente

Somos o ar que respiramos. Por isso, faça as melhores opções para proteger a sua saúde. Poluição do ar é o tema deste Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho.

Poluição do ar é o tema do Dia Mundial do Ambiente, que se comemora esta quarta-feira, dia 5 de junho.

Em 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança o desafio: assuma o compromisso para combater a poluição do ar, envergue uma máscara e partilhe uma fotografia criativa. Utilize as hashtags #combataapoluiçãodoar e #diamundialdoambiente.

Portugal está entre os dez países que apresentam melhor qualidade do ar, entre os 41 estados citados no relatório da Agência Europeia do Ambiente. Ainda assim, estima-se que as partículas PM2.5, NO2 e O3 sejam responsáveis pela morte de 6.000 portugueses todos os anos.

Os principais efeitos da poluição na saúde humana são:

  • Doenças respiratórias (asma, bronquite, enfisema pulmonar) e cardiovasculares (enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral);
  • Problemas de fertilidade, podendo também estar associada a cancro do pulmão ou a Alzheimer e demência;
  • Morte prematura e diminuição da qualidade de vida.

Porque somos o ar que respiramos, escolha:

  • Veículos de baixas emissões;
  • Mobilidade partilhada (transportes coletivos, carro, mota ou outros);
  • Bicicleta;
  • Andar a pé.

Entender os diferentes tipos de poluição e como ela afeta a nossa saúde e o ambiente ajuda-nos a tomar medidas para melhorar a qualidade do ar que respiramos. Neste contexto, a Agência Portuguesa do Ambiente celebrou, no dia 12 de abril de 2019, o primeiro Dia Nacional do Ar, lançando a campanha «Por um país com bom ar».

A iniciativa da ONU, que data de 1972, tem como objetivo sensibilizar líderes políticos, indústria e demais elementos da comunidade para a utilização de energias renováveis e a tecnologia verde, a fim de melhorar a qualidade do ar.

Conheça a qualidade do ar que respira:

Índice QualAr > Mapa dos índices provisórios da qualidade do ar

Visite: