2 de abril_autismo

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Tecnologias de apoio são essenciais para que pessoas com autismo atinjam o seu potencial total. Lembramos, nesta data comemorativa, 2 de abril, que é imperativo «não deixar ninguém para trás».

Evoca-se esta terça-feira, dia 2 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Ajudar as pessoas com autismo a atingir o seu potencial total é essencial para um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.

A data comemorativa é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas e visa combater a discriminação, celebrar a diversidade da nossa comunidade global e reforçar o compromisso com a inclusão total e a participação de pessoas com autismo.

Em 2019, o foco incide sobre o acesso das pessoas com autismo a tecnologias de apoio, fulcrais na redução ou eliminação de barreiras ao exercício dos direitos humanos básicos e à participação na vida das suas comunidades.

A par da acelerada evolução tecnológica, persistem barreiras à utilização de tecnologias de apoio, incluindo o seu elevado custo, indisponibilidade, lacunas na informação sobre o seu potencial e falta de treino na sua utilização.

De acordo com os manuais médicos, o autismo – ou perturbação do espetro do autismo – é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância e que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social e por comportamentos, interesses ou atividades repetitivos e estereotipados.

Saiba mais: