prevençãogripe

A Época Gripal ainda não terminou. Mantenha os comportamentos preventivos.

O pico da época gripal é esperado, anualmente, e maioritariamente atingido em janeiro de cada inverno, conforme nos indicam os boletins de vigilância epidemiológica. Por esse motivo, e embora os cuidados preventivos já se tenham iniciado no outono, esta é ainda uma altura de risco para contrair e, eventualmente, vir a manifestar gripe.

É importante manter os cuidados preventivos essenciais: lave as mãos frequentemente utilizando a técnica correta de lavagem, ou desinfete as mãos com solução antissética de base alcoólica, essencialmente se está em viagem de avião, a frequentar serviços de saúde, vai visitar alguém, em contexto de internamento, se contactou com alguém com gripe ou se apresenta, você próprio, esse quadro sintomatológico.

Evite a permanência em locais públicos, caso se sinta doente, apresente febre ou manifeste quadro sintomatológico compatível com gripe (dores de cabeça e/ou dores no corpo, arrepios, dores musculares e/ou de garganta, sensação de cansaço, tosse e/ou desconforto torácico).

prevençãogripe2

Se tem mais de 65 anos de idade, é diabético ou portador de doença crónica, é profissional de saúde, vacine-se contra a Gripe, ainda vai a tempo de se prevenir!

Utilize técnicas corretas de etiqueta respiratória: espirre ou assoe-se em lenços descartáveis e deposite-os no lixo, após a sua utilização. Ao espirrar ou tossir, se não tiver um lenço, ao alcance, faça-o para a curva do antebraço e lave as mãos em seguida.

Pare a Gripe antes que a Gripe o pare a si!