I Jornadas USP Logo

Primeiras Jornadas da Unidade de Saúde Pública da USISM (18/Jan/2018) (Data Limite de Inscrição: 10/Janeiro/2018)

Data: 18 de janeiro de 2018

Local: Auditório do Laboratório de Engenharia Civil (Ponta Delgada)

Inscrições: até 10 de Janeiro de 2018 através do usp-smiguel@azores.gov.pt indicando nome, profissão, entidade/organização/empresa, morada, telefone e e-mail

Programa: Descarregar Programa

Convite:

A Unidade de Saúde Pública da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM), completou três anos de existência, no Verão de 2017.

Após a sua fundação e elaboração do seu Plano de Ação, solicitou o envolvimento de inúmeros colaboradores, quer da USISM, quer de Instituições Externas, para participação nos seus projetos. Projetos que foram e que estão a ser desenvolvidos em vários âmbitos e com os diversos públicos que constituem a comunidade da Ilha de São Miguel.

É chegada a hora de dar a conhecer essas parcerias, os trabalhos realizados e os resultados alcançados nos diversos Projetos, nomeadamente no âmbito da Qualidade alimentar, Observatório nutricional, Formação em diversos contextos e prevenção de acidentes, por exemplo. Também os constrangimentos sentidos e as dificuldades que necessitaram ser contornadas.

A Unidade de Saúde Pública é uma Unidade Funcional da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, constituída por uma equipa multidisciplinar, cujo capital humano assumiu como fundamental objetivo a implementação de uma nova ambição para a Saúde Pública nesta Ilha de São Miguel.

Para enquadrar, articular e abrir horizontes futuros ao seu desenvolvimento, convida agora dois oradores externos provenientes da área da Saúde Pública, de campos bem distintos: a Senhora Engenheira do Ambiente, Isabel Cristina da Lança, que tem colaborado na lecionação na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e faz parte do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros na Região Centro. É a responsável pela área da Saúde Ambiental no Departamento de Saúde Pública da Administração Regional do Centro (ARS), onde tem desenvolvido inúmeras atividades relativas à vigilância das águas, emissões gasosas, qualidade do ar exterior e interior, resíduos perigosos, campos eletromagnéticos e amianto, entre outros.

O outro orador, Dr. António Brochado Morais, é responsável pela Unidade de Planeamento do Departamento de Saúde Pública da ARS do Centro. Foi também Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego e Assistente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Trará uma visão globalizante e dinâmica das funcionalidades das Unidades de Saúde Pública, da sua função de Observatório de Saúde da sua área geodemográfica e demais estratégias, tendo em vista a elaboração e gestão de programas no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde da população em geral e de grupos específicos.

Convidamos assim todos os Profissionais relacionados com estas temáticas a participarem e colaborarem nos debates e nas reflexões destas suas Primeiras Jornadas!

I Jornadas USP-USISM