Acessibilidade

Cada centro de saúde disponibiliza uma consulta aberta/consulta complementar de acordo com a sua dinâmica.
Os utentes sem médico de família têm a possibilidade de aceder a uma consulta médica ou cuidados de enfermagem, em todos os centros de saúde da USISM.
Antes de recorrer ao Serviço de Urgência, deverá o utente agendar consulta para o médico de família ou consulta aberta, salvo nos casos urgentes.

 

Serviço de Atendimento Complementar (SAC)

Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª feira, das 08h00-20h00 (atendimento médico e de enfermagem). Sábados, domingos e feriados, das 08h00-16h30 (atendimento de enfermagem).

Centro de Saúde de Ponta Delgada: 296 249 245

 

Unidade Básica de Urgência (UBU)

Horário de funcionamento: Todos os dias da semana, das 08h00-24h00

Centro de Saúde da Ribeira Grande: 296 470 500
Centro de Saúde Vila Franca do Campo: 296 539 420
Centro de Saúde de Nordeste: 296 480 090

 

Serviço de Atendimento Permanente (SAP)

Horário de funcionamento: 24 horas, todos os dias da semana.

Centro de Saúde da Povoação: 296 550 150

 

Nota: Para mais informações, deverá contactar o centro de saúde da sua área de residência ou a Linha de Saúde 808 246 024.


A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, disponibiliza em cada um dos seus 5 centros de saúde um “Gabinete do Utente” que serve como canal de comunicação entre o Utente e a Instituição.
Através deste gabinete, o Utente pode remeter sugestões, reclamações, elogios e qualquer outra mensagem relacionada com os serviços prestados nas diferentes Unidades de Saúde.

O “Gabinete do Utente” é um serviço que ajuda a eliminar barreiras, facilitando a comunicação dos Utentes com a sua Unidade de Saúde.
O feedback do Utente é de extrema importância com vista à contínua evolução da qualidade dos serviços prestados pela USISM.

 

Centro de Saúde Responsável Contactos
Nordeste Dr.ª Maria da Luz Granado 296 480 090
Maria.L.Granado@azores.gov.pt
Ponta Delgada Dr.ª Raquel Pacheco 296 249 220
Raquel.C.Pacheco@azores.gov.pt
Povoação Dr.ª Cláudia Pacheco 296 550 150
Claudia.FC.Pacheco@azores.gov.pt
Ribeira Grande Dr. Paulo Mendes 296 470 500
Paulo.JL.Mendes@azores.gov.pt
Vila Franca do Campo Dr.ª Maria Antónia Brandão 296 539 420
Maria.AL.Brandao@azores.gov.pt

O conhecimento dos direitos e deveres dos doentes, também extensivos a todos os utentes utilizadores dos Centros de Saúde da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, contribui para melhorar a capacidade de intervenção ativa na melhoria progressiva dos cuidados e serviços.

A Carta dos Direitos e Deveres representa, assim, mais um passo no caminho da dignificação das pessoas com doença, do respeito pela sua particular condição e da humanização dos cuidados de saúde, caminho que os doentes, profissionais e comunidade devem percorrer lado a lado.

Descarregar Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes | Download Letter of Rights and Obligations of Patients

Direitos dos Doentes

  1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana;
  2. O doente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas;
  3. O doente tem direito a receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação e terminais;
  4. O doente tem direito à prestação de cuidados continuados;
  5. O doente tem direito a ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados;
  6. O doente tem direito a ser informado sobre a sua situação de saúde;
  7. O doente tem o direito de obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde;
  8. O doente tem direito a dar ou recusar o seu consentimento, antes de qualquer ato médico ou participação em investigação ou ensino clínico;
  9. O doente tem direito à confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam;
  10. O doente tem direito de acesso aos dados registados no seu processo clínico;
  11. O doente tem direito à privacidade na prestação de todo e qualquer ato médico;
  12. O doente tem direito, por si ou por quem o represente, a apresentar sugestões e reclamações.

Deveres do Doente

  1. O doente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde;
  2. O doente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correto diagnóstico e adequado tratamento;
  3. O doente tem o dever de respeitar os direitos dos outros doentes;
  4. O doente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites;
  5. O doente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde;
  6. O doente tem o dever de utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar ativamente na redução de gastos desnecessários.

 

A presente informação não dispensa a leitura da Lei nº 15/2014 de 21 de março – “Direitos e Deveres do utente dos serviços de saúde”.